Sem Limites

Para quem não sabe é um programa de desportos radicais... mas não só.
Acabei por descobrir, enquanto via, que aquilo é também um bom programa de fé.
É verdade, quem diria.
"A fé é que nos salva" é uma frase muito antiga. Uns pensam que é nossa fé em Deus. Outros dizem que é a fé que Deus tem em nós. Eu acho que nenhuma destas duas chega para nos "salvar", penso que é qualquer coisa como: Através da fé que temos em Deus ganhamos força, ao vermos a fé que Ele tem em nós, para termos fé em nós próprios. Recapitulando: O que nos "salva" é a fé que temos em nós próprios por termos fé num Deus que tem fé em nós. Ou seja, se temos fé em Deus e se Ele tem fé em nós, porque não haveremos de ter fé em nós?
É aqui que entra o Sem Limites.
Aquilo que eu vi foi realmente um programa de pessoas com fé em si próprias. Uma fé capaz de dar um grande baile a muitas das pessoas que andam aí em "igrejas". Não terão estas pessoas muito a aprender com os radicais?
Vejamos. Os radicais treinam o que for preciso para alcançar os objectivos a que se propõem. Passam o tempo que é necessario a treinar. Caem, magoam-se mas não desistem. Levantam-se de cada vez e voltam a tentar como se fosse a primeira. Nunca se contentam com o que já fazem mas olham sempre para os que fazem melhor do que eles, quer seja na rua ou nas grandes competições. Não têm medo de tentar e não deixam de acreditar que também são capazes, se outros o fazem. Mesmo o que nunca ninguém conseguiu fazer eles tentam até conseguirem. Eles sabem bem que é uma questão de dedicação.
E nós? Porque é que não assumimos os nossos ideais com firmeza? Porque é que evitamos ocupar o tempo necessário para chegar onde queremos? Porque é que quando caímos pensamos que é o fim e não temos coragem de recomeçar? Porque é que a dor nos aflige em vez de ganhar significado em função do objectivo que temos? Porque é que o pouco que sempre somos nos chega? Porque é que admiramos os que fazem melhor do que nós mas achamos que nunca lá chegaremos? Porque é que não tentamos ir mais longe, fazer melhor do que já alguém fez? Porque é que ainda não percebemos que é so uma questão de dedicação, que depende principalmente de nós e de mais ninguém...?
Fé? Acreditar não basta. A fé é prática, é fazer, é lutar.
E que tal ver uns programas radicais, também é uma maneira de rezar.
Afinal, o que é ser cristão senão um SEM LIMITES?

